25/05/2018

XV Semana de Enfermagem promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará, Coren/PA inscreve 2500 participantes só em Belém.

Visando despertar a reflexão, a análise crítica do saber e principalmente o fazer profissional que o Conselho Regional de Enfermagem do Pará, Coren/Pa realizou durante os dias 22 e 23 de Maio, em Belém a XV Semana de Enfermagem, com o tema: “Enfermagem: Uma Voz para liderar – A Saúde é um Direito Humano”.
Com essa temática central em que o enfoque foi a liderança, os 2500 participantes inscritos foram levados a pensar na prática diária, postura, consciência política, social e econômica da categoria. Para isso, temas relevantes e atuais estiveram presentes nos debates durante as palestras. Empreendedorismo na Enfermagem, Enfoque na Saúde da Criança e do Adolescente, da Mulher, do Homem e do Idoso, O novo código de ética da Enfermagem (o que tem a ver com os profissionais?) e Ética Profissional e o limite das Redes Sociais, foram alguns dos assuntos discutidos com os participantes. No Pará são mais de 60 mil profissionais da Enfermagem, daí a importância do evento que será expandido para mais 20 municípios do Estado, até o mês de Junho.

Para a Presidente do Coren/Pa Dra. Danielle Cruz Rocha o evento em Belém foi um sucesso “temos a certeza que os participantes saíram despertos à ampliarem cada vez mais os conhecimentos não apenas técnico-científicos, como também sobre ética e legislação da profissão” enfatizou a Presidente.

A estudante de Enfermagem Rosiane Ferreira disse que desde muito nova sonhava em ser Técnica de Enfermagem, hoje aos 46 anos pôde começar a carreira e disse que depois de todos os conceitos obtidos nas palestras colocará em prática o conteúdo adquirido.
“conhecimento extenso, palestrantes inteligentes, práticas que dará para utilizar facilmente no dia a dia da profissão, saio satisfeita e cheia de aprendizados” reafirmou a estudante, Rosiane. E pensando justamente na forma de mudar e melhorar a realidade do profissional é que a Professora Rosineide Tavares, Diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, presente no evento reforçou os lugares ocupados, hoje por cada profissional e que todos podem, sim, coordenar cargos altos onde quer que estejam. A Enfermagem, segundo a professora é a terceira categoria em termo de quantidade de profissionais, perdendo somente para a Construção Civil. Daí a importância de se ter mais qualificação e liderança mais presente e atuante “Sejamos uma voz que lidera a saúde”, completou a Diretora da UFPA.

Lembrando, que cada profissional da área parte do princípio de cuidar do ser humano, e isso exige, necessariamente, um olhar para a dimensão total do ser, inclusive de sua essência.

 

 

Fonte: Ascom – Coren/Pa




  • coren5-181x116
  • transferencia
  • e-dimensionamento1-207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114
  • BannerLateralMunean-207x111