04/09/2019

WORKSHOP DA HUMANIZAÇÃO DE PARTO E NASCIMENTO REUNIU ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM BELÉM

A Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras (ABENFO-PA) encerrou nesta quarta-feira, 04, o I Workshop da Humanização de Parto e Nascimento, que contou com a parceira do Conselho Regional de Enfermagem do Pará, Coren-Pa, e o apoio de outras entidades, parceiras da associação, no Estado do Pará.

 

Dentre diversos assuntos em pauta durante o encontro, temas como as boas práticas na atenção a mulher respeitando seus direitos sexuais e reprodutivos, na gestação, parto e nascimento no pós-parto sob a ética da humanização e da medicina baseada em evidências científicas, foram um dos temas debatidos entre os palestrantes que estavam na grade de programação do evento.

Danielle Cruz, Presidente do Coren-PA, afirma que a parceria é importante e que ambos trabalham juntos, com a finalidade de levar para população, mais conhecimento e experiência. “O Coren-PA é parceiro da Abenfo-PA não apenas nesse evento. E quando tivemos conhecimento do projeto do I Workshop de Humanização do Parto e Nascimento não tínhamos como não continuar a parceria. Os temas debatidos no evento são de extrema relevância para a prática profissional, levando em consideração o cenário que ainda vivenciamos de desvalorização do parto natural e a prática cada vez maior de intervenções desnecessárias, e o profissional de enfermagem na atenção ao binômio mãe e filho, tem papel fundamental no resgate do protagonismo da mulher nesse momento que é dela”, explica.

O objetivo do evento e levar conhecimento e prática aos profissionais em formação e profissionais da saúde, que atuam na área. “A gente preparou uma programação com a proposta de trazer a comunidade acadêmica e profissional, no intuito de sensibilizar os mesmos, e, principalmente, trazer conhecimento pra academia e falar da importância de humanizar o atendimento, e o cuidado da mulher em todo ciclo gravídico”, Explica, Elisanete Carvalho, Presidente da Abenfo-PA.

Elisanete ressalta que um projeto de expansão em palestras e eventos, como este, nas regiões do Pará foram realizados, para difundir, mais ainda, o conhecimento de profissionais e estudantes que necessitam, também, adquirir este tipo de conhecimento. “Fizemos uma extensão para os profissionais de outras regiões alcançarem esse acesso às informações. A proposta desse evento trouxe profissionais da região bragantina e do marajoara. A associação pretende expandir eventos como estes para todo o Pará, para que essas pessoas tenham acesso, conhecimento e prática”, diz.

 

O Conselheiro Secretário, do Coren-PA, Horácio Bastos, explica que a Abenfo-PA e o Conselho Regional de Enfermagem do Pará são parceiros, e que a atuação em assuntos que são de extrema importância para o público, passam por um planejamento e decisões conjunta de ambos. “O Coren-Pa sempre foi um parceiro, e dentro da estrutura do conselho há um grupo de trabalho sobre a saúde da mulher,  que delibera, faz ações fomentando sempre a saúde da mulher. Temos um grupo que trabalha essa parte política, esse aprimoramento profissional da área obstétrica da mulher, durante o ciclo gravídico”, detalha.

 

 

 

O Workshop transcorreu durante dois dias, no auditório Davi Mufarrej, na Universidade da Amazônia e contou com uma programação vasta de palestras, mini-cursos e mesas redondas. 350 participantes participaram do workshop.

 

Fonte: Ascom / Coren-PA.




  • coren5-181x116
  • transferencia
  • e-dimensionamento1-207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114
  • BannerLateralMunean-207x111