27/12/2018

VII ENERT É REALIZADO PELO COREN-PA NA CAPITAL PARAENSE

Foi realizado nos dias 20 e 21 de dezembro, no salão Amazonas, do hotel Sagres em Belém, o VII Encontro de Enfermeiros e Responsáveis Técnicos (ENERT). O evento promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-Pa) reuniu cerca de 400 participantes, entre profissionais e estudantes, que discutiram assuntos de extremo interesse da categoria.

 

A Presidente do Coren-PA, Danielle Cruz Rocha, comemora, com êxito, os eventos deste ano promovidos pelo conselho “Ao todo pudemos levar conhecimento técnico-científico há aproximadamente 15 mil profissionais e estudantes de enfermagem em todo o Estado. Fomentar eventos científicos como este, também, é papel nosso, tendo como base a Lei de criação do sistema Cofen/Conselhos Regionais, bem como zelar pela boa imagem da profissão e dos que a exerça, o que perpassa também por qualificação constante, ” Concluiu.

O Enfermeiro, Marcelo Mendes, ministrou a palestra “Qual legado do Enfermeiro Gestor para a Profissão?”, no primeiro dia de encontro. “Quando me chamaram pra falar sobre esse tema era pra dizer, justamente, o que de fato, o enfermeiro gestor pode deixar para a enfermagem, e aí foi enfatizado que gestão é um processo, ela é uma ferramenta da administração e serve pra instrumentalizar a nossa prática, onde a gente possa fazer de uma forma normatizada, mais perseguindo sempre os resultados,” Ressaltou.

Marcelo Mendes, recentemente, foi agraciado pelo Conselho Federal de Enfermagem, com o Prêmio Ana Nery, que destaca anualmente às pessoas física e jurídica que tenham prestado meritória e destacada contribuição ao desenvolvimento da saúde. O enfermeiro destacou o reconhecimento com o prêmio, que é muito importante para a área. “Essa premiação foi uma indicação do Coren-Pa, e o prêmio Ana Nery é a maior comenda da enfermagem brasileira. É fruto de um legado de muito estudo, de muito conhecimento científico, de muita formação e de muita resposta, a quem merece a nossa resposta, que é o nosso paciente,” Concluiu.

No segundo dia de ENERT, a enfermeira e professora da UFPA, Jouhanna Menegaz, proferiu a palestra “Gestão por Competência: habilidades necessárias ao Enfermeiro Responsável Técnico”, a palestrante falou sobre os benefícios do tema apresentado aos participantes: “A ideia foi falar das atribuições do enfermeiro, articuladas a gerência do cuidado da enfermagem que é um conceito, que tem sido bastante discutido pela categoria, no sentido de tirar a centralidade e da preocupação da garantia do pessoal, pra preocupação com assistência dada ao usuário e qualidade dessa assistência,” disse. O Enfermeiro, e, também, Professor de Enfermagem da UFPA, Carlos Leonardo Cunha, falou sobre “Gestão e Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem na Atenção Primária. “O objetivo da palestra foi abordar sobre gerenciamento e gestão da enfermagem, no âmbito da atenção primaria contextualizando a luz da nova Política Nacional de Atenção Básica (Pnab) apresentando os entraves e a tripla carga de funções,” Finalizou.

E a enfermeira Cleonildes Dias, participou pela primeira vez do ENERT. Ela é moradora do município de Soure, no Marajó, trabalha há quatro anos no Hospital Menino Deus (HMD).  A enfermeira contou que resolveu participar do evento, com o objetivo de adquirir mais conhecimento. “Pra mim, como profissional da enfermagem, foi muito importante esse conhecimento das diferenças entre as funções de enfermeiros e responsáveis técnicos, por meio das palestras. E tudo isso eu levarei para minha equipe,” Contou.

Cleonildes destacou, também, a realização desses encontros de enfermagem, que o conselho regional de enfermagem realiza “O Coren tem essa finalidade, de expandir o conhecimento e tirar as dúvidas, da categoria, com a organização desses eventos relevantes para os profissionais, técnicos e estudantes da área, todos nós ficamos agradecidos,” Finalizou.

O Enfermeiro Responsável Técnico do Hospital Regional do Leste do Pará, Clovis Guse, falou sobre o encontro e os temas apresentados aos responsáveis técnicos, e, também, aos estudantes “É um evento de aprimoramento e de conhecimento com relação à responsabilidade técnica aos profissionais, responsáveis pelas instituições de saúde. Esses temas foram muito abrangentes e importantes para aos profissionais que tem essa responsabilidade, no sentido da preocupação e manter as unidades, com relação à legalibidade, relação aos direitos e deveres, o código de ética que a área recomenda para os responsáveis técnicos,” Disse.

Os participantes do ENERT doaram três quilos de alimentos não perecíveis para garantir a inscrição. Os alimentos entregues serão doados para instituições carentes de Belém.

 

ASCOM – COREN-PA




  • coren5-181x116
  • transferencia
  • e-dimensionamento1-207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114
  • BannerLateralMunean-207x111