23/11/2017

Uso indevido de redes sociais é discutido no 6º Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Pará

 

A falta de ética de profissionais de saúde que expõem pacientes em redes sociais foi um dos assuntos discutidos no 6º Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Pará – ENATENF, que foi aberto nesta quinta-feira, dia 23, em Belém.  Com o avanço de todas as plataformas de mídias sociais já foram registrados vários casos em que pessoas internadas em hospitais, clínicas e unidades de saúde tem fotos divulgadas em  momentos extremamente delicados na internet, o que afeta não só a vítima, mas todos seus familiares. “ Os profissionais de enfermagem precisam estar conscientes de que essa atitude é condenável e passível de punições administrativas. Por isso trouxemos esse tema importante para o encontro”, explicou o presidente do Coren/Pa, Mário Antonio Moraes Vieira.

No evento , que encerra nesta sexta-feira, dia 24, também estão sendo debatidos outros assuntos como o atendimento de pacientes poli traumatizados e com parada respiratória, segurança do paciente, estresse , assédio moral e a valorização do profissional de enfermagem.

Para o técnico de enfermagem Matinho Neves da Silva, 20 anos, que acaba de conquistar uma vaga de trabalho em um grande hospital público da capital paraense, encontros como esses são fundamentais para que os profissionais saibam dos seus direitos e deveres. “ Aqui também a gente ouve grandes nomes da enfermagem do Estado e com certeza tudo isso é válido para colocarmos em prática durante nossa atividade no dia-a-dia, prezando sempre pelo bem estar do paciente”, disse ele.

O 6º ENATENF está sendo promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará (COREN/PA) com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Participaram da mesa de abertura o presidente do Coren/Pa, Mário Antonio Moraes Vieira; a Conselheira Estadual de Saúde Danielle Rocha; o vereador Fabricio Gama; Vanessa Macedo (SESMA) ; Luiz Heleno Mendes (Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem/ Seção Pará) e  o professor Fábio Ferreira (escola DNA). Durante a cerimônia de abertura também foram empossados os novos diretores do Coren/PA para o triênio 2018/2020.

Cada participante do encontro fez a doação de 03 quilos de alimentos não perecíveis. Tudo que foi arrecadado será doado pelo Coren/Pa a uma instituição de caridade.

Os palestrantes do evento foram a Diretora do Departamento de Urgência e Emergência da Sesma, a enfermeira Vanessa Macêdo; o Conselheiro do Coren/Pa Luiz Heleno Oliveira; o Diretor Financeiro da Liga Permanente de Pediatria e Neonatologia Charles Santos; o enfermeiro José Maria Barreto; a enfermeira Ana Gabriela Sabaa; a Coach Renata Nobre; a fiscal do Coren/Pa Monica Genú; a Conselheira Estadual de Saúde, Danielle Rocha e o Controlador Geral do Coren/Pa, Carlos Pedro Furtado.

Christian Emanoel/ ASCOM-COREN/PA

 




  • coren5-181x116
  • transferencia
  • e-dimensionamento1-207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114
  • BannerLateralMunean-207x111