27/02/2018

Paraenses integram a Câmara Técnica de Fiscalização do COFEN

A Câmara Técnica de Fiscalização (CTFIS/Cofen) realizou a sua 100ª reunião ordinária (ROCTFIS). São quase dez anos atuando para padronizar e aperfeiçoar as ações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Foi responsável pela emissão de dezenas de pareceres, revisão do manual de fiscalização, capacitação dos regionais, além de coordenar a Força Nacional de Fiscalização (FNFIS), criada pela resolução 506/2016 [1] para reduzir assimetrias regionais e garantir condições de fiscalização em todo o Brasil. A FNFIS já realizou nove operações, fiscalizando 74 instituições e notificando 366 irregularidades.

O paraense Walkirio Almeira é um dos integrantes da Câmara Técnica de Fiscalização do Cofen

Por iniciativa da CFTIS, foi desenvolvido em 2017 [2] o Sistema Integrado de Fiscalização (SINFIS),  contribuindo para um processo de fiscalização efetivo, ágil e menos burocrático. A CTFIS coordena o Seminário Nacional de Fiscalização  (Senafis), que em 2018 chega a sua 10ª edição, e é responsável também pelas reuniões trimestrais de coordenadores de fiscalização dos Conselhos Regionais. Além de alinhar as práticas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, os encontros contribuíram para reformulações e elaborações de resoluções, como a Resolução de Interdição Ética (565/2017) e a reformulação da Resolução de Dimensionamento de Pessoal (543/2017).

“A CTFIS é composta por cinco membros, mas ela tem muitos braços em todos os locais do Brasil. Tenho certeza que estamos no rumo certo para construir uma Enfermagem melhor, melhorar a qualidade da assistência e cuidado fornecido por nossos profissionais e também melhorar as condições de trabalho da categoria”, afirma a coordenadora da fiscalização do Coren-RJ, Sabrina Seibert, que destacou a importância da troca de experiências exitosas entre os fiscais, e a contribuição da CTFIS para a padronização e aperfeiçoamento dos processos de fiscalização.

“A sintonia e competência da CTFIS funciona como uma orquestra, regida por uma pessoa extremamente bem capacitada. Parabéns para esta equipe que tem contribuído para harmonizar os procedimentos de fiscalização”, afirma Valkíria Martins, do Coren-RN.

“A CTFIS trouxe uniformização das condutas e democratização das discussões que permeavam a fiscalização, trazendo uma organização do trabalho no âmbito nacional, e isto se reflete nos processos de trabalho do nosso regional”,  avalia Marcos Vinícius Ribeiro, do Coren-GO.

Composição –  A CTFIS atua desde 2008 como instância consultiva e propositiva, além da avaliar propostas e ações de fiscalização do exercício profissional. Adailson Vieira, Ana Célia Marinho Gonçalves Ferreira, Ana Lúcia Freire de Jesus, Ana Teresa Ferreira, Antonio Marcos Freire Gomes, Carlos Rinaldo Martins, Claudio Alves Porto, Daniela Bonacasata, Diogo Nogueira do Casal, Flaviana Pinheiro, Francisca Maria Alves Abreu, Igor Prestes, Jorge de Freitas Souza, Luana Cássia Miranda Ribeiro, Marcelino da Silva Cavalcante, Marcio Barbosa da Silva, Marcos Roberto Giroldo, Marcos Rubio, Michely Filete, Mirela Bertoli Passador, Priscila Costa Martins, Valci de Souza, Vicente Pereira Guimarães e Walkirio Costa Almeida.

ASCOM/COFEN




  • coren5-181x116
  • transferencia
  • e-dimensionamento1-207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114
  • BannerLateralMunean-207x111