04/05/2017

Ophir Loyola abre inscrições para 78ª Semana Brasileira de Enfermagem

O hospital Ophir Loyola realizará, nos dias 18 e 19

O hospital Ophir Loyola realizará, nos dias 18 e 19 de maio, a programação alusiva a 78ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) que é promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem, seções regionais e núcleos. Este ano, o evento do hospital abordará o tema central “As boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática”, das 8h às 18h, no auditório Luiz Geolás.

A Semana Brasileira de Enfermagem foi instituída em 1940 pela Escola de Enfermagem Nery. É iniciada, em todo o território nacional, no dia 12 de maio (Dia Mundial do Enfermeiro), data que referencia o nascimento da enfermeira Florence Nightingale, pioneira no tratamento a feridos de guerra, e encerra em 20 de maio (Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem) para registrar a morte de Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.

O tema central surgiu da articulação com o conteúdo que será desenvolvido durante o 69º Congresso Brasileiro de Enfermagem, que considera a saúde como um eixo articulador e promotor dos direitos fundamentais da pessoa humana. O objetivo é relacionar as boas práticas ao conceito de qualidade da assistência, do ensino e da gestão de enfermagem, orientadas para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população.

A coordenadora do Centro de Suporte de Enfermagem, Priscila Vasconcelos, afirma que a organização buscou abordar o momento atual do hospital dentro da temática escolhida pela ABEn. “Estamos mobilizados com uma assistência de enfermagem e dos serviços de saúde cada vez mais direcionados à segurança do paciente”, disse.

Além do tema central, a programação científica trará as conferências “O modelo assistencial de enfermagem do HOL na construção de um cuidar seguro” e “Os direitos fundamentais da pessoa humana diante de uma enfermagem sem riscos”. No primeiro dia, haverá o curso pré-evento “Programa de Segurança do Paciente e Procedimento Técnicos Relacionados” ministrado pela equipe da Gerência de Risco do hospital. No segundo dia, às 8h30, será realizada a abertura oficial do evento.

Para a inscrição, os interessados deverão comparecer de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h, e de 14 às 16h, na Divisão de Eventos Científicos, localizada na Av. Magalhães Barata, nº 992, São Brás, Belém, munidos da carteira de identidade. O investimento para o ocurso pré-evento é de R$ 40 para profissionais de saúde e de R$ 20 para estudantes e técnicos de enfermagem. As inscrições são gratuitas ao público em geral para as conferências. Mais informações pelo telefone (91) 3265-6510.

Programação

Curso Pré-Evento
Dia: 18/05/17
Horário: 8h -18h
Assunto: Programa de Segurança do Paciente e Procedimentos Relacionados
Conferencista: Equipe da Gerência de Risco do HOL

Evento
Dia: 19/05/17
Horário: 8h30- Abertura Solene
Horário: 9h-9h30 – Conferência de Abertura
Assunto: Boas Práticas de Enfermagem e a Construção de Uma Sociedade Democrática
Coordenador: Enfa. Priscila Gonçalves Lopes de Vasconcelos
Conferencista: enfa. Regina Coeli Nascimento de Souza
Horário: 9h30- 10h
Assunto: O Modelo Assistencial de Enfermagem do HOL na construção de um cuidar seguro.
Coordenador: Enfa. Maria do Rosário Fernandes
Conferencista: Enfa. Priscila Gonçalves Lopes Vasconcelos
Horário:10h30-12h –Mesa Redonda
Assunto: Os direitos fundamentais da pessoa humana diante de uma enfermagem sem riscos.

TEXTO: ASCOM/ HOSPITAL OPHIR LOYOLA




  • coren5-181x116
  • transferencia
  • e-dimensionamento1-207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114
  • BannerLateralMunean-207x111