14/03/2022

O USO DA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE NO BRASIL

Você está sendo convidado(a) a participar, como voluntário(a), da pesquisa acima especificada. O convite está sendo feito a todos os profissionais da saúde com formação de ensino superior que atuam em instituições de saúde. Gostaríamos de investigar o uso da Prática Baseada em Evidências (PBE) por todos os profissionais de saúde do Brasil. Sua contribuição nessa pesquisa é importantíssima, mas ela não deve ser preenchida contra sua vontade.

Antes de decidir se você permite a participação dele (a), é importante que você entenda porque esta pesquisa está sendo realizada, todos os procedimentos envolvidos, os possíveis benefícios, riscos e desconfortos que serão descritos e explicados abaixo.

Informamos que sua participação neste estudo é voluntária, não envolvendo qualquer tipo de pagamento ou gratificação pela participação, assim como não havendo taxas a serem pagas pelo Sr. (a)  para responder a pesquisa.

Caso o Sr. (a) inicialmente concorde em participar da pesquisa, poderá desistir a qualquer momento, sendo assim, os dados informados serão excluídos da pesquisa, conforme orienta a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.

A relevância do presente trabalho se justifica devido a importância do levantamento de dados sobre a utilização da prática clínica baseada em evidências por profissionais da saúde no seu dia a dia nas instituições.

Segundo a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, toda pesquisa com seres humanos envolve riscos de graus variados e a atual pesquisa não é diferente, sendo eles relacionados a repercussões emocionais devido ao conteúdo das perguntas, ao desconforto no processo de resposta da pesquisa e ao pelo tempo de preenchimento do formulário, que pode durar em média 30 minutos.

Todas as informações coletadas neste estudo serão confidenciais (seu nome jamais será divulgado), somente o pesquisador e/ou equipe de pesquisa terão conhecimento de sua identidade e nos comprometemos a mantê-la em sigilo. Além disso, os dados coletados serão utilizados somente para a realização da pesquisa e toda informação coletada será armazenada de maneira segura.

Aceitando participar, você irá responder três questionários, com duração de resposta de em média 30 minutos, possuindo um número de 90 itens no total, sendo a maioria objetivas. O formulário, pelo qual iremos colher as informações, é composto por 5 seções, onde os itens a serem respondidos estão distribuídos, assim que concluir uma você será encaminhado para a próxima sessão ao clicar em “continuar”.

A realização deste estudo não envolve nenhum benefício direto, porém esperamos que o resultado encontrado contribua para a comunidade acadêmica e para maior incentivo em pesquisas científicas relacionadas às Práticas Baseadas em Evidência.

Para participar basta acessar: https://ww3.unipark.de/uc/pbe_lines/




  • transferencia
  • e-dimensionamento1-207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114
  • BannerLateralMunean-207x111