19/12/2017

Coren promove encontro sobre a importância do Enfermeiro Responsável Técnico no Pará

Cerca de trezentos profissionais de enfermagem participam do 6º Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos do Estado, aberto nesta terça-feira, dia 19, em Belém.

O evento que vai até esta quarta-feira, dia 20, é promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará.
O objetivo do encontro é contribuir com o aperfeiçoamento e atualização profissional, bem como oportunizar a discussão de temas inerentes à Gerencia Assistencial e os desafios que são enfrentados diariamente pelo Enfermeiro Gestor nos cenários de atenção à saúde.

Entre os temas que serão do encontro estão: ética na enfermagem; o uso de redes sociais no ambiente de trabalho; administração humanizada e qualidade no atendimento dos pacientes e colaboradores.

A palestra de abertura foi do enfermeiro dermatológico Marcio Mendes, professor da UFPA e Famaz, Mestre em Doenças Tropicais e Doutor em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários. Ele falou da importância do Enfermeiro RT, que é o maestro do processo de enfermagem nas instituições de saúde. “ Ele tem uma atribuição legal perante ao Conselho Regional de Enfermagem. No caso de uma fiscalização ele será a pessoa responsável em informar todas as atividades dos profissionais da área”, explicou Marcio

A enfermeira Laise Pantoja , gerente geral da Santa Casa, em Belém, comanda uma equipe de cerca de 1300 profissionais. Segundo ela todo trabalho é baseado em um planejamento estratégico. “ Esse encontro é de fundamental importância nesse processo, principalmente na abordagem das questões éticas no exercício legal da profissão, o que vai fazer com que a gente fortaleça a prática segura na assistência dos pacientes”,disse ela.

Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Mário Antonio Moraes Vieira, durante o encontro há uma grande troca de experiência entre os enfermeiros responsáveis técnicos, pois existem diferentes cenários de atendimento, como por exemplo, a saúde indígena e um grande hospital da capital. “ O Enert orienta esses profissionais a cumprirem o que determina a resolução do Conselho Federal de Enfermagem. Nos últimos seis anos acredito que houve um grande avanço nessa área em todo Estado”, conclui.

Participaram da mesa de abertura do evento o presidente do Coren/Pa, Mário Antonio Moraes Vieira; o representante da ABENFO/PA Horácio Bastos; Sandra Fonseca(SESPA); Ana Gabriela( Hospital Regional de Tucuruí); Alzinei Simor (UEPA) e Adelson Teixeira (Coren/Breves). O encontro contou ainda com a presença da nova presidente do Coren/Pa, Danielle Rocha.

Os profissionais inscritos no 6º ENERT fizeram a doação de três quilos de alimentos não perecíveis e tudo que foi arrecadado será doado para uma instituição de caridade.

FOTOS: ASCOM/COREN-PA




  • coren5-181x116
  • transferencia
  • e-dimensionamento1-207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114
  • BannerLateralMunean-207x111