05/11/2018

Coren-PA promove dois dias de conhecimento durante Seminário Paraense de Enfermagem em Nefrologia, em Belém

 

O Conselho Regional de Enfermagem, Coren-PA promoveu durante dois dias aos profissionais e estudantes da enfermagem conhecimentos específicos em Nefrologia. Foram aproximadamente oitocentos profissionais em busca do conhecimento que trabalhou principalmente a valorização da categoria, mostrando durante palestras um panorama da doença renal crônica no Estado do Pará e os desafios enfrentados pela equipe nos serviços de diálise; Sistematização da Assistência de Enfermagem em hemodiálise: experiência prática sobre o processo de implementação; segurança do paciente em hemodiálise, dentre outros.

                                            

 

A Presidente do Coren-PA, Danielle Cruz Rocha conduziu a palestra “Por que os profissionais precisam conhecer o novo Código de Ética da Enfermagem?”, ela explicou que manter o senso crítico é fator importante justamente para que o tratamento ao próximo seja alcançado. “A nossa conduta deve ser observada dentro do ambiente de trabalho. Ter conhecimento técnico e científico é essencial para nossa assistência, mas é de fundamental importância que busquemos atrelar ao conhecimento ético e legal da enfermagem.”, disse a Presidente.

 

Drª. Luciene de Fátima Neves Monteiro de Barros falou sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem em Hemodiálise “foi uma experiência muito válida, não só para quem está participando, mas para mim como palestrante, aprendizado para os dois lados. Esse evento se preocupou em ensinar como manter qualidade da assistência, objetivando uma segurança e qualificação científica” disse.

 

O panorama da doença renal crônica do Pará foi proferida pela Drª Andréia Pessoa Cruz, no qual ficou claro que o gasto anual no Pará com a doença é alto daí a importância dessa discussão e entendimento. “Tivemos um público composto por técnicos em formação, por enfermeiros, por estudantes de graduação, e nós não temos na maioria das vezes, essa temática tanto na universidade quanto nos cursos técnicos, então nesse momento eles aprimoraram o conhecimento” afirmou.

 

Foi o que a Rebecca Gomez, Enfermeira, 27, procurou quando fez a sua inscrição no Seminário. “Sou do Peru e essa foi a primeira vez que participei de um evento como esse. Importante para minha profissão, no âmbito do conhecimento. A partir de agora darei continuidade aos meus atendimentos com mais qualidade e atenção” destacou.

 

“Descobri aos 28 anos que precisava fazer diálise, logo após a perda do meu filho. Recebi a notícia como sentença de morte. Mas, graças ao tratamento que recebi dos enfermeiros eu pude vencer essa etapa da minha vida. ” relato da Tânia de Souza Camelo, 35. A Tânia disse ainda que pelo trabalho e dedicação, a categoria deveria ser mais valorizada.

Os participantes contribuíram com alimentos não perecíveis. Ao todo, foram arrecadadas duas toneladas que será doado para duas instituições de caridade, na capital.

 

Confira as fotos:

 

 

 

ASCOM – Coren/PA.

 




  • coren5-181x116
  • transferencia
  • e-dimensionamento1-207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114
  • BannerLateralMunean-207x111