12/04/2019

COREN-PA COMEMORA O DIA DO ENFERMEIRO OBSTETRA .

 Profissionais capacitados e importantes no período da gestação das mulheres.

Dentre as especializações existentes para o profissional da enfermagem está “ A Enfermagem Obstétrica”. É dessa maneira que o enfermeiro se qualifica para dar assistência em um parto, por exemplo, quando ocorre de forma natural, examinar a gestante, verificar contrações, dilatações e demais alterações no funcionamento do organismo feminino no momento do parto.

E não para por aí, durante o pós-parto, é da competência do enfermeiro obstetra os cuidados necessários à mãe, para que seu organismo volte o quanto antes às condições normais. Orientação aos cuidados que a mãe deve ter para com seu corpo e para com a criança recém-nascida.

O enfermeiro obstetra é habilitado para conduzir um parto quando acontece de forma natural, examinar a gestante, verificar contrações, dilatações e demais alterações no funcionamento do organismo feminino no momento do parto, e discernir quaisquer alterações patológicas que possam requerer um atendimento médico especializado. Com a autorização do Ministério da Saúde, portanto, o enfermeiro obstetra é habilitado para realizar qualquer parto normal sem nenhuma complicação na saúde da criança ou da mãe.

Durante o período pós-parto, é da competência do enfermeiro obstetra os cuidados necessários à mãe, cuidando para que seu organismo volte o quanto antes às condições normais. É ele quem orienta os cuidados que a mãe deve ter para com seu corpo e para com a criança recém-nascida, podendo também planejar algumas ações que proporcionem a reabilitação da mãe e o conforto da criança.

Atuando na área da obstetrícia há mais de 20 anos, o Enfermeiro obstetra Horácio Bastos, explica que a função vem ganhando cada vez mais adeptos à área. “É um campo que cada vez mais vem ganhando destaque, pois beneficia, além desses profissionais, a sociedade em geral”, explica.

Dedicado e exemplar, Horácio detalha sobre os desafios que vem enfrentou para chegar ao seu objetivo “Por todas essas décadas até os dias de hoje, atuo na efetivação da humanização do parto e nascimento dignos a esses novos seres vivos que vem ao mundo pelas nossas mãos e pela vontade de Deus”, conta.

Sobre os desafios, Horácio conclui: “Não é difícil atuar na área da saúde, pra mim, a Enfermagem nos proporciona uma visão e uma assistência digna e de qualidade, através dos conhecimentos técnicos-cientificos e, também, dos preceitos éticos da nossa profissão. C como enfermeiro obstétrico, sinto-me honrado em contribuir com a melhoria deste cenário, sendo este o dom que Deus me deu e que levo para o resto de minha vida, afinal AMO assistir se transformando em Mães”, finaliza.

A Presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO-PA), Elisanete Sousa, explica sobre a fundamental atuação da associação com os profissionais obstetras. “O compromisso que a ABENFO desenvolve é capacitar os profissionais objetivando melhorar a assistência de enfermagem, da humanização, dos cuidados prestados às mulheres,  recém-nascidos e suas famílias, bem como a integração e congregação dos profissionais de enfermagem da área, realizando, anualmente, congressos nacionais e internacionais”, destaca.






Elisanete destaca, também, o papel do Enfermeiro Obstetra e suas diferenças no âmbito de sua função. “O enfermeiro tem que ser ousado. Não tem como um ser vivo, nascer ou crescer se não for ousado. Só nasce quem é ousado, quem tem o movimento espontâneo de avançar, pois é o movimento de avanço e espontaneidade que faz a diferença”, finaliza.

A ABENFO-PA é uma associação de profissionais de enfermagem obstétrica, obstetrizes, neonatologistas e especialistas da área de saúde da mulher e do neonato, que atua no desenvolvimento técnico-científico, cultural e profissional da categoria. Além de congregar esses profissionais, a ABENFO-PA tem como foco promover o aprimoramento dos profissionais para promover uma assistência de qualidade às mulheres e aos recém-nascidos no Estado do Pará . Clique aqui  para acessar o site

E essa função desempenhada com tanto cuidado e amor tem seu dia para comemorar. Hoje, 12 de abril.

Para saber mais sobre a resolução do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN em relação a normatização e atuação do profissional enfermeiro, na área obstétrica, Clique aqui

ASCOM – COREN/PA




  • coren5-181x116
  • transferencia
  • e-dimensionamento1-207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114
  • BannerLateralMunean-207x111