13/09/2018

A Enfermagem teve representante durante desfile da Independência em Belém

A Enfermeira Militar Ana Beatriz de Alcântara honrou a categoria

A Capitã de Mar e Guerra e Enfermeira, Ana Beatriz de Alcântara, foi o grande destaque na avenida na Capital paraense, como a primeira mulher a comandar um desfile da Independência, liderando à frente de 449 militares, tornando-se uma grande referência feminina, marcado na história do país. Trabalho, fruto de muita luta, dedicação obtendo como carro chefe, a representatividade, do universo feminino e fruto da profissão.

“Foi uma experiência impar poder participar junto com o povo de Belém. Vi que as pessoas daqui são calorosas, se envolvem e eu fiquei bem emocionada com essa minha participação, sendo a primeira mulher a reger um desfile de sete de setembro”, conta Beatriz.

Ainda de acordo com a Comandante, as profissionais da enfermagem têm ocupado espaços importantes na área da saúde e se tornado líderes dentro das forças armadas e na sociedade. “Hoje em dia as portas podem ser abertas para futuras mulheres e como enfermeira, é um grande avanço a gente mostrar que a enfermagem pode estar chegando na liderança, na sociedade, em grupamentos tão grandes como esse e chegando no comando de desfiles tão importantes ”, diz.

A Presidente do Coren Dra. Danielle Cruz Rocha e a Vice-diretora do Hospital Naval de Belém, a Capitã de Mar e Guerra, Ana Beatriz de Alcântara, ocupam cargos importantes na área da enfermagem.

 

Trajetória:

Formada em enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ana Beatriz de Alcântara, é natural do Rio de Janeiro e há 28 anos presta serviços à Marinha do Brasil. A comandante começou a carreira prestando serviços no Hospital Naval Marcillio Dias, no Rio de Janeiro, depois foi designada a trabalhar no Hospital Naval de Recife onde ficou durante sete anos. Há um ano, Beatriz veio para a capital do Pará ocupar o cargo de Vice-diretora do Hospital Naval Belém – este que é ocupado pela primeira vez por uma mulher – ; Desde 2016, é representante na Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militares, por meio de uma iniciativa do COFEN, via solicitação do Ministério da Defesa. O objetivo principal dos representantes militares das forças armadas, é assessorar o conselho federal, nos assuntos do âmbito da enfermagem militar, no aspecto legal e cooperar com o planejamento das atividades técnico e cientificas do Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBCENF). “A gente tem colhido bons frutos em função da criação dessa Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem”, explica.

O desfile de 7 de setembro comemorou os 196 anos da Independência do Brasil, reuniu 4.400 militares, divididos entre homens e mulheres de tropas federais, estaduais e municipais ocorreu, na última sexta-feira, (7), na avenida Presidente Vargas, no bairro da Campina em Belém.

 

A participação da Capitã e enfermeira, no comando do desfile oficial militar de Belém, foi destaque no site do Conselho Federal de Enfermagem. Acesse o link: http://www.cofen.gov.br/enfermeira-da-marinha-coordena-o-desfile-de-7-de-setembro-em-belem_65382.html

Fonte: Ascom – Coren.

 




  • coren5-181x116
  • transferencia
  • e-dimensionamento1-207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114
  • BannerLateralMunean-207x111